A pergunta de qual utilizar entre POP3 e IMAP é uma das mais perguntadas por pessoas que utilizam e-mails empresariais, este artigo tenta responder essas perguntas. Então? Qual utilizar? A primeira coisa que você tem que fazer é entender o que POP3 e IMAP são para depois decidir qual você vai precisar.

Ambos POP3 e IMAP são protocolos que serviços de e-mail utilizam para receber e-mails, sejam em clientes de e-mails como o Outlook, sejam em aparelhos móveis.

email

POP3

O POP3 baixa todas as mensagens da caixa de entrada do servidor e armazena no seu computador/aparelho celular. Os e-mails são removidos do servidor e ficam armazenados localmente no seu cliente de e-mails. Os e-mails ficam disponíveis quando você não está conectado a internet.

IMAP

O IMAP sincroniza seu cliente de e-mails com o servidor. As mensagens permanecem no servidor, e você pode criar ou ver pastas do servidor além da caixa de entrada. A maioria dos clientes de e-mails tem a função de inicialmente sincronizar apenas o cabeçalho dos e-mails, para assim você ver rapidamente que mensagens você tem, e então puxam o corpo da mensagem quando você quiser ler o e-mail. Como os e-mails permanecem no servidor, você pode ver seus e-mails de clientes de e-mail e aparelhos diferentes. Webmails utilizam o IMAP.

Qual utilizar?

Utilize o IMAP se você quiser checar suas mensagens em computadores e aparelhos diferentes.

Utilize o POP3 se você quiser suas mensagens acessíveis sempre, mesmo quando não há conexão com a internet.

Se você estiver utilizando o IMAP e tiver algumas mensagens em pastas além da caixa de entrada, mova os e-mails para a caixa de entrada antes de utilizar o POP3.

 

[fbcomments]

Últimas publicações