no-spamNão mande spam.

Nenhuma hospedagem de respeito vai querer continuar fazendo negócio com você se você for enviador de spam. Grande parte das melhores hospedagens da internet possuem políticas de tolerância zero contra spammers e se você for pego mandando spam, sua conta pode ser deletada. E não importa se o spam está sendo enviado de fora da hospedagem, se você estiver mandando spam, você corre o grande risco do seu domínio ser deletado sem aviso prévio, mesmo se aquela for a sua primeira ofensa.

Em muitos lugares do mundo, o envio de spam já é considerado ilegal.

Afinal, o que é spam?

spam-(1)Spam é qualquer forma de comunicação em massa não-solicitada utilizada para promover alguma coisa, seja ela um website, produto, ideia, etc. Geralmente, o destinatário não quer essa mensagem e nem assinou qualquer formulário ou deu sua permissão para receber essa mensagem. A forma mais comum de distribuição de spam é por e-mail, mas ele também pode ser mandado por postagens em newsgroups, fórums online e outras formas de mensagens online.

Diferente de listas de distribuição de e-mail ou newsletters em que você precisa optar entrar, spam não dá a oportunidade para o destinatário expressar o seu desinteresse antes de receber a mensagem. Dado o tamanho da internet, deve sempre ser assumido que a grande vasta maioria de seus usuários não tem nenhum interesse pelas suas mensagens, e por isso não devem ser incluídos em nenhum grupo ou lista de mensagens em massa sem a devida permissão. E aquelas mensagens enviadas para listas de endereços de e-mail que são selecionadas a partir de algum atributo ou característica não deixam de ser não-solicitados, e portanto spam, porque cada indivíduo não expressou interesse em receber aquela mensagem antes do recebimento dela.

Por quê spam é tão ruim?

Spam é ruim por uma variedade de razões. O mais óbvio é que ele gasta o tempo de cada pessoa que recebe aquele e-mail (e já que esses e-mails acabam sendo enviados na casa dos milhares, isso acaba sendo muito tempo perdido!).

Para provedores e aqueles que oferecem serviços de e-mail, spam acaba sendo um ataque muito sério para a performance dos servidores. Se alguma vez você percebeu que o seu e-mail esta mais lento que o normal, a causa pode muito bem ser spam. Essas empresas pagam pela própria banda larga, e isso quer dizer que elas acabam pagando também por qualquer e-mail comercial não solicitado que passa por eles. Multiplicando esse valor por alguns milhares de usuários e o problema acaba sendo bem real.

Para o spammer, spam também é ruim. Essa forma de “propaganda” muitas vezes aliena seus recipientes ao invés de convencê-los do valor de seu produto. Muitos leitores vão deletar qualquer coisa que parece com spam sem nem mesmo parar para ler. A teoria parece ser que como e-mails em massa são tão baratos, mesmo que só 0,25% dos leitores comprassem o produto, ainda valeria a pena. Isso pode até ser verdade, no curto prazo, mas no longo prazo você está arriscando a reputação da sua empresa.

Isso sem mencionar as atitudes muitas vezes drásticas que algumas pessoas que odeiam spam tomam contra spammers. Alguns spammers levantam da cama pela manhã só para ver que seus servidores estão fora do ar devido a grande quantidade de mensagens de ódio de pessoas frustradas ou outros tipos de ataques.

Eu utilizo bastante de e-mails em massa, como eu posso saber se não estou cometendo spam?

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Cada hospedagem tem a sua própria forma de julgar se uma reclamação de spam tem mérito ou não, vamos listar aqui alguns elementos comuns para julgar se uma mensagem é legítima ou um spam:

  • Se uma mensagem está usando de cabeçalhos forjados, ela vai ser automaticamente considerada como spam. Não existe nenhuma razão para forjar cabeçalhos em correspondências legítimas.
  • Se uma grande quantidade de reclamações são registradas por um grande número de indivíduos, isso é uma evidência muito forte que a mensagem se enquadra no perfil de um spam. Correspondências legítimas não provocam esse tipo de reação de seus recipientes.
  • Se as suas mensagens em massa fazem propaganda de ferramentas para enviar spam ou de listas de endereços de e-mail para mandar spam, é de se crer que você também utiliza desses produtos para realizar tais ações.
  • Se a sua mensagem possui um tom ou assunto com uma intenção aparente de enganar o recipiente para fazê-lo ler seu e-mail (por exemplo, “Olá amigo!” no título do e-mail), é muito provável que ele seja considerado spam.
  • E claro, se você possui um histórico de spam ou outras violações em seu domínio, elas provavelmente vão pesar contra você caso alguém denuncie uma mensagem sua como spam.

Caso você utilize de e-mails em massa, você vai ter que tomar alguns cuidados para que você não se torne um enviador de spam. Basicamente, você vai ter que se distinguir da parcela da população da internet que envia spams.

A coisa mais importante de todas ao mandar e-mails em massa é que todos estejam recebendo essa mensagem estejam recebendo porque querem.

Apenas adicione pessoas em suas listas de e-mail em massa caso elas tenham te dado permissão explícita (seja em um formulário online, e-mail, etc.) para serem adicionadas nessa lista. Você também deve fornecer instruções claras de como retirar seu endereço de e-mail da lista de mensagens futuras e honrar cada um desses pedidos o mais breve possível.

Em um formulário de newsletter em um website, por exemplo, você teria que utilizar um método de confirmação dupla: a pessoa interessada insere o próprio endereço no formulário para assinar o newsletter, o servidor então terá que enviar uma mensagem para esse e-mail e o dono do e-mail terá que confirmar que sim, ele que é o dono do e-mail e deu permissão para receber mensagens, só a partir desse ponto que essa pessoa deverá ser inserida numa lista de e-mails em massa.

Se você tomar certos cuidados para garantir que todos na sua lista de distribuição de e-mails escolheram estar lá, e fornecer meios de cancelar a assinatura para aqueles que quiserem sair , você não vai ter com o que se preocupar. Não há nada de errado com e-mails em massa desde que sejam um serviço consentido.