Tradução: “Ganhe um bonus adicional de $3 por mil visualizações ao promover o Xbox One! É muito fácil!”

É impossível negar hoje a força que alguns canais do Youtube tem em influenciar a opinião de centenas de milhares de pessoas na internet. As grandes empresas estão certamente notando isso e começando a dar passos para aproveitar dessa grande fonte de publicidade, mas nem todas as empresas estão fazendo isso da forma correta.

Vazou na internet uma campanha de publicidade secreta entre a Microsoft e o Machinima, a maior MCN ou rede multicanais do YouTube, que oferecia compensação monetária para canais parceiros do Machinima no YouTube que promovessem o Xbox One em seus vídeos.

A Microsoft e o Machinima ofereceram 3 dólares para cada mil visualizações em vídeos que aderissem a campanha. Para se qualificar para a campanha, os vídeos teriam que incluir 30 segundos de imagens de jogos do Xbox One deixando claro que as imagens pertencem a jogos do Xbox One. Tambem era necessária a inclusão da tag “XB1M13” para identificar o vídeo.

De acordo com uma cópia que vazou do acordo legal por trás da promoção, os criadores dos vídeos estão estritamente proibidos de falar qualquer coisa negativa ou depreciativa sobre o Machinima, o Xbox One ou qualquer um de seus jogos e também de mencionarem sua adesão a essa campanha publicitária ou seus termos nesses vídeos sobre risco de quebra de contrato.

Essa campanha publicitária é contra as normas do FTC dos Estados Unidos, o Free Trade Commission, que diz que qualquer apoio ou endosso em propaganda requer a revelação de qualquer conexão entre o endossante e o vendedor do produto anunciado que possa afetar materialmente o peso ou a credibilidade do endosso sob pena de multas.

Fonte: Ars Technica

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