google-lenovo-2

“Nós acabamos de assinar um acordo de venda da Motorola com a Lenovo por 2,91 bilhões de dólares.”

O Google anunciou essa semana a venda da Motorola Mobility para a Lenovo por 2,91 bilhões de dólares.

Essa aquisição parte da estratégia da Lenovo em conquistar uma presença maior no mercado de aparelhos móveis nos EUA. O Google inicialmente adquiriu a Motorola Mobility em 2012 pelo valor de 12,5 bilhões de dólares,bem abaixo do valor vendido pela Lenovo, mas foi dito naquela época que o maior interesse deles era no portfolio de patentes da Motorola que não fez parte da venda para a Lenovo.

Além de suas patentes, outra coisa que não fez parte da venda foi a divisão de tecnologia avançada da Motorola, que será integrada na equipe de desenvolvimento do Android. Essa equipe é liderada pela antiga diretora da DARPA Regina Dugan e seu projeto mais notável é o telefone modular Project Ara, que permite que diferentes configurações de telefone sejam montadas de diversas partes. O plano do Google é utilizar sua escala e seus recursos para acelerar o projeto, além de outras ideias interessantes como tatuagens de segurança e outros sensores biotecnológicos.

O CEO da Lenovo, Yang Yuanqing disse que, apesar de sua empresa não póssuir um plano efetivo ainda, eles tem plena confiança que eles conseguirão tornar a Motorola lucrativa denovo. Yang também disse que, dentro de um ano dessa aquisição, eles esperam vender 100 milhões de smartphones do mundo inteiro. Em 2013, a Lenovo vendeu cerca de 45 milhões de smartphones, um crescimento de 90 do ano anterior.

“A Lenovo possui a expertise e o histórico para tornar a Motorola Mobility em um grande jogador no ecosistema Android,” disse Larry Page, CEO do Google. “Esse negócio vai permitir ao Google devotar sua energia em trazer mais inovação para o ecosistema Android, para o benefício de usuários de smartphones do mundo inteiro.”

Fonte: The Verge