satya-nadella-microsoft-ceoDepois de seis meses de especulação desde que Steve Ballmer anunciou a sua aposentadoria, foi finalmente revelado quem será a próxima pessoa a ocupar o cargo de presidente executivo da Microsoft.

Foi nomeado para o cargo mais importante da Microsoft o indiano Satya Nadella, veterano de 22 anos da empresa e chefe das áreas de produtos corporativos e serviços em nuvem, as áreas mais lucrativas da Microsoft nos últimos tempos. Essa nomeação não causou muita surpresa em muitos, já que haviam rumores muito fortes vindos de Redmond que ele era o favorito para ocupar o cargo, principalmente de Bill Gates.

“Satya tem uma combinação rara de conhecimento tecnológico, esperteza em negócios e liderança nata,” disse Jeff Raikes, ex-executivo da Microsoft e CEO da Fundação Bill e Melinda Gates.

Nadella acelerou a mudança para a computação baseada em nuvem e trabalhou para melhor conectar softwares de nuvem com os programas da Microsoft para redes internas de negócios. Ele também promoveu a interoperabilidade entre programas rivais e ajudou a fechar um negócio com a Oracle para oferecer o software de banco de dados competidor deles no serviço de nuvem Windows Azure da Microsoft.

“Eu não poderia estar mais honrado em ter sido escolhido para liderar a empresa,” disse Nadella em um pronunciamento. “As oportunidades a frente da Microsoft são vastas, mas para aproveitá-las nós teremos que focar com clareza, nos mover rapidamente e continuarmos nos transformando.”

A diretoria da Microsoft considerou outros candidatos para o cargo, incluindo o Vice-Presidente Executivo da Microsoft Tony Bates e Stephen Elop, antigo CEO da Nokia que está voltando para a Microsoft como parte de sua fusão. O CEO da Ericsson Hans Vestberg e Alan Mulally da Ford Motor também foram considerados para ocupar a presidência.

Fontes: Veja / Bloomberg