Pensando em comprar uma máquina fotográfica nova? Saiba quais são as vantagens e desvantagens das câmeras compactas e das DSLR para fazer a escolha da câmera ideal para as suas necessidades.

 

camera-compactaCâmeras compactas

Vantagens:

Tamanho e peso – essas câmeras em sua maioria foram feitas para serem carregadas no seu bolso ou em malas de forma que não sejam um incomodo.

Operação silenciosa – muito mais silenciosas em comparação com as câmeras DSLR.

Modo Automático – em virtude de serem feitas para serem usadas por todo tipo de pessoa, as configurações do modo automático costumam ser otimizados de fábrica.

Preço – possuem um preço mais acessível que as DSLR, com exceção das topos de linha que podem custar tanto quanto uma DSLR econômica.

Enquadramento pelo LCD – a tela LCD é utilizada para enquadrar as fotos, o que muitos usuários preferem, algumas compactas inclusive vêm com a habilidade de virar a tela para permitir o usuário de tirar fotos de ângulos diferentes e continuar vendo o que eles estão fotografando.

Desvantagens:

Qualidade de imagem – essas câmeras possuem sensores menores, o que quer dizer que a qualidade da imagem que elas produzem também é menor.

Menor variedade em ISO – câmeras compactas possuem uma variedade de ISO em geral menor do que às DSLR.

Velocidade – em comparação com os modelos DSLR, a velocidade dessas câmeras é muito lenta, principalmente o atraso do obturados (o tempo que demora desde o instante que o disparador é apertado, até o instante em que a fotografia é tirada).

Dependência do LCD – câmeras compactas dependem quase que inteiramente da tela LCD para o enquadramento de fotos.

Menor versatilidade – apesar de serem altamente portáteis, essas câmeras não são muito versáteis. O que você comprar é o que você vai ter, não existe muito uma possibilidade de aprimoramento da câmera.

Retenção de valor – como a indústria de câmeras compactas costuma lançar modelos novos com uma frequência alta, os aparelhos antigos perdem seu valor original rapidamente.

 

Canon-EOS-70DCâmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex)

Vantagens:

Qualidade de imagem – o maior tamanho dos sensores de imagem permitem maiores tamanhos de pixeis, em consequência disso elas podem ser usadas em ISOs mais rápidos, permitindo velocidades de disparo mais rápidos e menor granulação de imagem.

Versatilidade – de objetivas grande-angulares a teleobjetivas, além de flashes, filtros e outros equipamentos, câmeras DSLR podem ser equipadas com muitos acessórios que aumentam em muito a sua versatilidade para situações diversas.

Controle manual – todas as funções da câmera estão nas pontas dos dedos do fotógrafo, que pode fazer os ajustes da forma que eles quiser.

Valor – as câmeras DSLR mantém seu valor por mais tempo que câmeras compactas, e as objetivas que você comprar podem ser aproveitadas em modelos mais novos se você continuar na mesma marca, ou seja, o investimento nas lentes não é perdido.

Desvantagens:

Preço – apesar da diminuição dos preços (principalmente nas câmeras de nível de entrada), câmeras DSLR são geralmente mais caras do que câmeras compactas. O custo também aumenta se você for trocar a lente da câmera logo de cara, já que as lentes que vêm com as câmeras não costumam ser da melhor qualidade.

Tamanho e peso – essas câmeras são pesadas e grandes e depois de acrescentar uma ou duas lentes na sua bolsa você pode ter um grande peso em suas mãos.

Manutenção – é importante lembrar que se você for utilizar mais de uma lente, toda vez que você faz a troca de lentes, você arrisca deixar entrar poeira na sua câmera, que vai deixar suas fotos com manchas. Limpar esses sensores é um trabalho delicado, melhor deixado para profissionais, o que também é um custo a mais. Esse é um problema que está sendo lidado, já que várias das novas câmeras DSLR estão sendo lançadas com sensores auto-limpantes.

Barulho – devido à diferença no mecanismo interno entre uma compacta e uma DSLR, elas são mais barulhentas. O nível varia dependendo da lente que você for utilizar, mas essas câmeras em sua maioria fazem um barulho mecânico quando batem fotos.

Sem visor LCD para enquadrar as fotos – em muitas DSLRs a única forma de enquadrar suas fotos é pelo visor ótico.

Complexidade – a curva de aprendizado para o manuseio dessas câmeras pode ser bem íngreme. DSLR foram projetadas para uso manual, o que significa que você precisa saber usar as ferramentas que ela disponibiliza para ter bons resultados. Dito isso, todas DSLR possuem modos automáticos e muitas possuem uma lista de modos semi-automáticos similares ao das câmeras compactas.

Fonte:  Digital Photography School