coca-appleA Best Global Brands, uma pesquisa produzida pela Interbrand, empresa de consultoria em marcas e identidade corporativa que pertence ao Grupo Omnicom, que compila quais são as maiores marcas mundiais desde 2000, revelou que a Coca-Cola, pela primeira vez desde que o estudo começou a ser feito, perdeu o seu trono de marca mais valiosa do mundo e caiu para o 3º lugar no ranking.

O primeiro lugar agora é ocupado pela Apple, que não só substituiu a Coca-Cola como primeiro lugar as 100 marcas mais valiosas do mundo, como também a venceu em desempenho financeiro. O segundo lugar no ranking ficou com o Google.

“Era uma questão de tempo”, disse Jez Framptom, executivo chefe global da Interbrand, em uma entrevista recente. A Apple estava em segundo lugar ano passado, pulando do 8º lugar na pesquisa de 2011. “Como dizem mesmo, ‘Vida longa ao rei’? Este ano, o rei é a Apple.”.

No ano passado, quando a Coca-Cola terminou no topo da lista da Best Global Brands pela 13ª vez consecutiva, um executivo da Coca-Cola Company reconheceu a sequência de vitórias mas observou que “nada dura para sempre.”

Neste ano, Joseph V. Tripodi, vice presidente executivo da Coca-Cola Company, deu a seguinte declaração: “É claro que nós gostaríamos de continuar no topo da lista para sempre. Dito isso, nós estamos honrados em continuarmos a ser incluídos nesse grupo de marcas globais tão estimadas, e nós damos nossos parabéns à Apple e o Google, ambos grandes parceiros nossos.”

“Nós vimos o valor das marcas de tecnologia crescerem conforme eles criam novas formas para as pessoas continuarem conectadas virtualmente,” ele escreveu por e-mail. “Nós entendemos isso, já que nós mantemos nossa marca construindo em cima do aspecto social de apreciação da Coca-Cola com nossos amigos e nossa família.”

“Criar esses momentos simples e cumprirmos sempre nossas promessas da marca continua sendo nosso foco, tentamos aumentar o valor da marca Coca-Cola pelas próximas décadas.”

As maiores marcas globais de 2013 são:

  1. Apple
  2. Google
  3. Coca-Cola
  4. I.B.M.
  5. Microsoft
  6. General Electric
  7. McDonald’s
  8. Samsung
  9. Intel
  10. Toyota

Você pode ver a lista completa das 100 marcas mais valiosas no website da Interbrand.

Fonte: NYTimes