SEOSe você ainda está trabalhando com SEO da mesma forma que funcionava alguns anos atrás, é hora de se atualizar, e rápido! A não ser que você se adapte às novidades em marketing de negócios e buscas, você vai ser atropelado pela competição que está vindo a toda velocidade.

Aqui você vai ver 7 fatos sobre SEO que você não pode ignorar.

1. Marketing Offline e Online são co-dependentes

O mundo está ficando plano. As barreiras entre várias disciplinas de marketing digital – como SEO, buscas pagas, marketing de conteúdo e marketing de mídias sociais – estão desaparecendo. Até mesmo marketing online e off-line deixaram de ser tão desconectados um com o outro.

O que as pessoas dizem sobre você off-line pode influenciar a sua visibilidade online – e o que as pessoas descobrem sobre você online impactam vendas off-line. Sua presença online e off-line precisa ser unificada para que seus clientes tenham uma experiência de marca consistente, então garanta que essas equipes de marketing estejam trabalhando em conjunto para o máximo impacto.

2. Você não é o dono do seu posicionamento em pesquisas

Ter o seu site ranqueado no Google não é um direito seu. É um privilégio. O Google não deve nada a você. Não espere por tratamento especial, não importando o quão importante ou bem sucedido o seu negócio é.

Alguns clientes procuram agências de SEO querendo apenas um foco em conseguir novo tráfego. Eles acreditam que o posicionamento atual em pesquisas deles vai continuar para sempre. Isto está errado. Posicionamentos podem mudar em um instante e sem aviso. Você está sempre num jogo defensivo.

Buscas são importantes para o ciclo de compra. Perder seu posicionamento em um mecanismo de busca pode causar um estrago em suas finanças. Enfiar a cabeça na areia e ignorar essa realidade pode ser um erro bem custoso para o seu negócio.

3. Até mesmo mudanças pequenas ou descuidadas podem causar dano ao seu SEO

Às vezes um negócio perde sua presença dominante em buscas graças a uma pequena mudança a seu website: um ajuste na barra de navegação, uma mudança para o cabeçalho ou título de uma página, um novo bloco de texto adicionado na página inicial, um link incluído na barra lateral do site inteiro, etc.

Modificações como essa são muitas vezes sugeridas por um não-especialista, e o impacto pode ser sério. Você pode perder o seu posicionamento em buscas, e com ela vendas e crescimento também.

4. Cuidado ao mudar para um novo CMS

Mudar o seu website para um novo CMS (um melhor) é bom, não é? Não necessariamente! Sem uma estratégia de migração própria para garantir que o SEO seja preservado, mudar para um novo CMS pode essencialmente destruir o seu tráfego e vendas.

Enquanto que mudar para um novo CMS pode providenciar muitos benefícios em termos de produtividade e funcionalidade, muitas coisas podem dar errado de uma perspectiva de SEO:

  • A arquitetura do site pode ser danificada
  • A estrutura das URLs e hierarquia das páginas pode ser alterada
  • Otimização dentro das páginas pode ser afetada
  • Problemas de conteúdo duplicado podem aparecer

Muitas soluções CMS dizem ser “SEO amigável” ou “prontas para SEO”, mas isso não quer dizer que o SEO vai estar incluído direto da fábrica – nem quer dizer que o seu SEO atual vai ser preservado ao fazer a mudança.

Na maioria dos casos, “SEO amigável” apenas quer dizer que o CMS possui a possibilidade de implementar elementos de SEO cruciais sem a ajuda de um desenvolvedor. Isso pode incluir a habilidade de ajustar tags de título, adicionar elementos meta, definir URLs de páginas, criar sitemaps XML, etc.

Em outras palavras, um CMS “amigável com SEO” te dá as ferramentas, mas você ainda precisa de uma otimizador com experiência para fazer bom uso delas.

Confiar em um vendedor de CMS ou programador para acertar nisso é perigoso. Você não deixaria um encanador consertar sua fiação elétrica só porque ele está trabalhando na mesma parede, deixaria?

Programadores, designers e consultores de SEO são três especialistas distintos. Fazê-los trabalharem juntos para planejar um re-design do seu site pode ajudá-lo a evitar a situação que a linha aérea europeia Ryanair enfrentou recentemente, onde eles sumiram completamente dos resultados do Google depois de uma reconstrução de site.

5. SEO para mobiles não é só ter “design responsive”

Muitos donos de websites e gerentes de marketing acham que elas são a mesma coisa. Sim, fazer o seu website aparecer de forma agradável num tablete ou smartphone é importante. Mas SEO para móveis envolve muito mais, incluindo otimizações para:

  • Maiores posições em buscas locais com geolocalização
  • Navegação simplificada para aparelhos móveis
  • Acesso rápido para informações relevantes
  • Customizar a experiência do usuário baseada na localização
  • Habilidade de compartilhar de forma rápida e fácil

6. SEO não é um Ato – é a Peça inteira

Muitos clientes começam pensando em SEO como uma foto ao invés de um show de slides. SEO precisa de foco e trabalho constante. Tudo o que você fazer é interconectado. Uma mudança vai causar efeitos em outros lugares,

SEO não é apenas uma implementação única de mudanças num website. É uma iniciativa estratégica com muitas partes móveis. Consertar coisas de forma local não é o suficiente. O Google olha para coisas como sinais sociais, back links de sites com autoridade e confiança do usuário ao ranquear websites. Essas coisas não podem ser facilmente manipuladas ou consertadas utilizando de atalhos.

7. Mudança é a única constante

Tudo sobre marketing online e negócios continua evoluindo continuamente. Novas tecnologias surgem e influenciam a forma que as pessoas pesquisam e fazem compras. Pensamentos tradicionais – onde marketing, tecnologia e outros componentes do seu negócio são isolados em salas hermeticamente fechadas – precisa sumir.

Todo dono de negócios hoje e daqui pra frente precisa entender essas mudanças. Desconhece-las (ou ignorá-las) coloca seus negócios em risco.

Artigo traduzido e adaptado de SearchEngineLand.com