Pinterest_LogoVocê que é um designer profissional ou aspirante já deve ter percebido o quanto o Facebook e o Twitter são importantes para o seu trabalho, mas e quanto ao Pinterest?

O Pinterest permite que qualquer um (mesmo aqueles que se sentem intimidados por smartphones) salve imagens, vídeos e artigos em pastas online, onde todo seu conteúdo pode ser visto de uma vez. Isso é chamado de “pinar” e a pasta se chama de “quadro”.

Quadros podem ser compartilhados publicamente ou mantidos privados. O dono do quadro também pode convidar outros para colaborarem com esse quadro. Quando um “pin” é visto, uma legenda fica visível, e com um clique uma nova aba abre no navegador mostrando o endereço original daquela imagem, vídeo, artigo ou página, frequentemente direcionando o espectador de volta para o dono do item pinado.

Porque é tão popular

Imagens, músicas, vídeos não possuem barreiras linguísticas. Histórias são contadas rapidamente e sem esforço quando imagens e sons estão presentes, e é isso o que está acontece quando as pessoas usam o Pinterest.

O Pinterest possui uma interface simples, limpa, interativa, rápida para usar, e é um alívio daqueles desabafos melodramáticos do Facebook.

Pesquisas da e-consultancy mostram que:

  • 43% das pessoas usam o Pinterest para se associar a marcas que elas se identificam.
  • De Abril de 2011 até Abril de 2012, a lucratividade do Pinterest cresce 1450%.
  • 69% dos consumidores visitando o Pinterest encontraram um item que eles compraram ou esperavam comprar – comparado com apenas 40% de consumidores que visitam o Facebook.
  • O motivo número um que as pessoas usam o Pinterest é para entretenimento.
  • O botão “pinar”(“pin-it“) é usado 10 vezes mais em média do que o botão “Tweetar”.
  • Em média, cada usuário do Pinterest passa mais de 98 minutos por mês no website.

Então, qual a melhor forma de cumprir seus objetivos como designer usando o Pinterest? Existem algumas coisas que você pode fazer…

1)Tomar inspiração

Nós somos humanos, e às vezes precisamos daquela faísca de inspiração. Manter quadros de imagens inspiratórias pode te ajudar a ver formas, cores, paletas ou combinação de materiais que você talvez nunca tivesse explorado.

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Outros já podem ter feito o trabalho de curação pra você no Pinterest

2)Criar paineis semânticos

Se um projeto necessita de um certo sentimento para ajudar a construir a identidade de um cliente, você pode criar um painel semântico. Ao notar coisas como luzes, cor, composição, estilos fotográficos, tratamentos de superfície e conteúdo, você pode projetar melhor um design que se encaixe na identidade de marca desejada.

3)Colaborar com outros

Alguns clientes gostam de utilizar imagens e exemplos para explicar o que eles querem conseguir. Ao criar quadros colaborativos, você pode compartilhar imagens que transmitam as suas ideias.

pinterest-forma-24)Mostre o seu trabalho

Muitos profissionais criativos usam o Pinterest para apresentar as suas obras.

Outras formas de usar o Pinterest

O Pinterest não é apenas útil no seu trabalho, aqui tem algumas outras formas de usar a rede:

  • Compras: Precisa ter certeza de que você tem tudo o que precisa antes da sua próxima viagem pro campo, ou ao novo home office? Pine tudo que você precisa e siga os links para uma compra fácil quando você estiver pronto para pagar.
  • Listas: Planejando uma festa em que cada convidado traz um prato? Convide-os para o seu quadro e peça para que eles pinem o que irão trazer para não ter meia dúzia de tigelas cheias de salada de maionese.
  • Aprendendo: Salve e compartilhe artigos de “faça você mesmo”.
  • Ensinando: Você é professor? Faça um quadro para cada classe onde você pode salvar e compartilhar informações suplementares para os seus alunos.
  • Vendas: É dono de um negócio? Existem boas chances de você fazer vendas extras através dessa rede social. Basta pinar seus itens e adicionar legenda aos produtos.
  • Marketing: Presença online é uma tática de marketing bem conhecida. Os pins do Pinterest são bem visíveis e facilmente encontradas pelas buscas do Google. Quer seus produtos ou o nome da sua empresa online? Pine eles!

 

Existem inúmeras formas de utilizar a rede, mas sem dúvida você já conseguiu pensar em pelo menos uma, então vá para o Pinterest agora mesmo, crie o seu profile, um quadro e happy pinning!

Traduzido e adaptado de: Creative Bloq

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