William Arruda, consultor e pioneiro de marcas pessoais e contribuidor frequente do Forbes criou um artigo destacando três dos elementos essenciais para o sucesso de uma estratégia de mídias sociais.

Segundo o consultor, apelidado pela mídia como “guru das marcas pessoais”, esses três elementos são: autenticidade, foco e consistência.

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William Arruda

-Seja autêntico.

Personal branding é baseado na autenticidade. Sua marca no mundo virtual deve coincidir com quem você é no mundo real. Ao contrário de interações pessoais, a web dá menos oportunidades para construir conexões emocionais com o seu público. Você precisa ser claro sobre o que você quer se comunicar e se comprometer a expressar a verdade em tudo que você faz online.

Como criar conexões reais no mundo virtual então? Marque seu perfil ou biografia nas redes sociais com sua personalidade, valores e paixões. Incorpore seu ponto de vista e seu estilo em tudo que você escrever ou publicar. Utilize retratos pessoais e vídeo como formas para as pessoas conhecerem você e se conectarem num nível mais profundo. Ser ‘real’ enquanto constrói sua marca em bits e bytes vai ajuda-lo a se destacar e criar conexões reais com seus contatos virtuais.

 

-Seja focado. 

A internet é vasta. De acordo com o worldwidewebsize.com, a web indexado contém quase que 4 bilhões de páginas, e existem literalmente milhares de diferentes ferramentas de mídias sociais que você pode utilizar. Seria exaustivo tentar e ficar visível em todo lugar, e manter discussões em múltiplos canais de redes sociais vai diminuir seu limitado tempo de comunicação. Faça escolhas focadas baseados nos atributos e público de sua marca e faça melhor uso dos seus recursos.

Para se focar, comece com sua comunidade ideal. Você precise conhecer quem eles são, onde eles aparecem na internet e como eles interagem. Descubra onde eles arranjam informação e encontre portais funcionais e da indústria que aceitem postagem de visitantes. Identifique os blogs mais populares de sua categoria e use-os para postar comentário e conectar com seus leitores. Descubra que redes sociais sua comunidade ideal favorece (Facebook, LinkedIn, Google+, Twitter, outros?) para criar a maior quantidade de pontos que contato em suas comunicações.

 

-Seja consistente. 

Não importa aonde você escolha focar, Twitter, LinkedIn, Google +, Facebook, crie seu próprio canal no YouTube, um blog ou vlog, seja consistente. Redes sociais só funcionam quando você trabalha nelas. Consistência constrói reconhecimento e memorabilidade. Marcas fortes não se escondem e quando se trata de internet, isso é mais aplicável ainda. Para que a consistência aconteça, crie uma rotina colocando atividades nas redes sociais no seu calendário ou lista de afazeres.

Relacionamentos fortes são construídos por interações regulares com a marca. Se você planejar um ano ou trimestre por vez, você poderá desenvolver uma história pelas suas comunicações online para fazer sua mensagem ouvida e entendida por aqueles que você quer influenciar. Apenas atualizando seu status no LinkedIn, Twitter, Google+ e Facebook já é uma forma de continuar atual e deixar as pessoas saberem o que você anda fazendo.

 

Redes sociais são ferramentas muito poderosas para aumentar sua visibilidade, construir relacionamentos e conectar com quem não está na sua geografia. Construa sua estratégia de redes sociais envolvendo sua marca pessoal com autenticidade, foco e consistência. Ser autêntico no mundo virtual vai expandir sua influencia, o conectando mais rapidamente com aqueles que precisam do que você tem a oferecer.

Leia o artigo completo em inglês em Forbes.com.