Smartphones e tablets fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros, mas será que já é hora da sua empresa investir em um app ou focar seus recursos em um site responsivo?
O IAB (Interactive Advertising Bureau, ou Agência de Propaganda Interativa) aplicou uma pesquisa com mais de 2000 usuários de internet móvel nos EUA, que procura melhorar a percepção que temos sobre a web móvel.
Um dos detalhes mais interessantes dessa pesquisa é que, grande parte dos usuários afirmaram utilizar aplicativos e navegadores móveis igualmente, o que difere das medidas obtidas pela comScore.
De acordo com a empresa de medição, usuários móveis gastam 88% do tempo em aplicativos, mas a pesquisa do IAB sugere que, parte dessa estatística poderia ser navegação via mobile browser (Chrome, Firefox, Safari, etc.) mascarada.
Quando perguntados sobre suas preferências – navegação via mobile website ou apps – para várias atividades os entrevistados ainda priorizam o website.
A pesquisa também revela uma variedade nos meios adotados pelos usuários de smartphones na busca de sites para visitar na web:
- 54% afirmam que a busca online é uma ferramenta primária
- 29% dizem encontrar websites por recomendações (via e-mail, boca-a-boca, etc.)
- 26% optam por links em aplicativos de redes sociais
“Entender a jornada que os usuários tomam para chegar no conteúdo móvel é crítico, e esse estudo é só o começo da nossa exploração sobre o tópico” disse Anna Bager, Vice Presidente Senior da IAB. “Marqueteiros, agências e publishers devem ficar cientes de qualquer entrada que as pessoas podem tomar em sua presença móvel. Muitos consumidores ignoram a porta da frente, e ao invés disso fazem uma viagem pela internet móvel primeiro.”
Fontes: SearchEngineLand.com / IAB.net