Você que é um designer profissional ou aspirante já deve ter percebido o quanto o Facebook e o Twitter são importantes para o seu trabalho, mas e quanto ao Pinterest?
O Pinterest permite que qualquer um (mesmo aqueles que se sentem intimidados por smartphones) salve imagens, vídeos e artigos em pastas online, onde todo seu conteúdo pode ser visto de uma vez. Isso é chamado de “pinar” e a pasta se chama de “quadro”.
Quadros podem ser compartilhados publicamente ou mantidos privados. O dono do quadro também pode convidar outros para colaborarem com esse quadro. Quando um “pin” é visto, uma legenda fica visível, e com um clique uma nova aba abre no navegador mostrando o endereço original daquela imagem, vídeo, artigo ou página, frequentemente direcionando o espectador de volta para o dono do item pinado.
Porque é tão popular
Imagens, músicas, vídeos não possuem barreiras linguísticas. Histórias são contadas rapidamente e sem esforço quando imagens e sons estão presentes, e é isso o que está acontece quando as pessoas usam o Pinterest.
O Pinterest possui uma interface simples, limpa, interativa, rápida para usar, e é um alívio daqueles desabafos melodramáticos do Facebook.
Pesquisas da e-consultancy mostram que:
- 43% das pessoas usam o Pinterest para se associar a marcas que elas se identificam.
- De Abril de 2011 até Abril de 2012, a lucratividade do Pinterest cresce 1450%.
- 69% dos consumidores visitando o Pinterest encontraram um item que eles compraram ou esperavam comprar – comparado com apenas 40% de consumidores que visitam o Facebook.
- O motivo número um que as pessoas usam o Pinterest é para entretenimento.
- O botão “pinar”(“pin-it“) é usado 10 vezes mais em média do que o botão “Tweetar”.
- Em média, cada usuário do Pinterest passa mais de 98 minutos por mês no website.
Então, qual a melhor forma de cumprir seus objetivos como designer usando o Pinterest? Existem algumas coisas que você pode fazer…
1)Tomar inspiração
Nós somos humanos, e às vezes precisamos daquela faísca de inspiração. Manter quadros de imagens inspiratórias pode te ajudar a ver formas, cores, paletas ou combinação de materiais que você talvez nunca tivesse explorado.
2)Criar paineis semânticos
Se um projeto necessita de um certo sentimento para ajudar a construir a identidade de um cliente, você pode criar um painel semântico. Ao notar coisas como luzes, cor, composição, estilos fotográficos, tratamentos de superfície e conteúdo, você pode projetar melhor um design que se encaixe na identidade de marca desejada.
3)Colaborar com outros
Alguns clientes gostam de utilizar imagens e exemplos para explicar o que eles querem conseguir. Ao criar quadros colaborativos, você pode compartilhar imagens que transmitam as suas ideias.
4)Mostre o seu trabalho
Muitos profissionais criativos usam o Pinterest para apresentar as suas obras.
Outras formas de usar o Pinterest
O Pinterest não é apenas útil no seu trabalho, aqui tem algumas outras formas de usar a rede:
- Compras: Precisa ter certeza de que você tem tudo o que precisa antes da sua próxima viagem pro campo, ou ao novo home office? Pine tudo que você precisa e siga os links para uma compra fácil quando você estiver pronto para pagar.
- Listas: Planejando uma festa em que cada convidado traz um prato? Convide-os para o seu quadro e peça para que eles pinem o que irão trazer para não ter meia dúzia de tigelas cheias de salada de maionese.
- Aprendendo: Salve e compartilhe artigos de “faça você mesmo”.
- Ensinando: Você é professor? Faça um quadro para cada classe onde você pode salvar e compartilhar informações suplementares para os seus alunos.
- Vendas: É dono de um negócio? Existem boas chances de você fazer vendas extras através dessa rede social. Basta pinar seus itens e adicionar legenda aos produtos.
- Marketing: Presença online é uma tática de marketing bem conhecida. Os pins do Pinterest são bem visíveis e facilmente encontradas pelas buscas do Google. Quer seus produtos ou o nome da sua empresa online? Pine eles!
Existem inúmeras formas de utilizar a rede, mas sem dúvida você já conseguiu pensar em pelo menos uma, então vá para o Pinterest agora mesmo, crie o seu profile, um quadro e happy pinning!
Traduzido e adaptado de: Creative Bloq