Próxima vez que você estiver de mau humor, resista a vontade de tentar melhorá-lo checando o Facebook, ou você pode acabar sofrendo o efeito contrário.
Christina Sagioglou e Tobias Greitemeyer da Universidade de Innsbruck na Áustria relataram em seus estudos que as pessoas “esperam se sentir melhor depois de usar o Facebook, quando na verdade, elas se sentem piores.”
As evidências sugerem que não é a navegação na internet em geral que é o problema, mas especificamente as redes sociais, e elas também apontam para um motivo: a sensação de que você está perdendo seu tempo.
“Nossas pesquisas apontam que – diariamente – centenas de milhões de pessoas participam de uma atividade que elas não consideram significativa,” eles escreveram na revista Computers in Human Behavior; “e o resultado acaba sendo a piora no humor.”
O primeiro experimento foi feito utilizando 123 usuários de língua alemã do Facebook, que atenderam a um questionário na rede social. Primeiro eles responderam 20 perguntas que mediam o humor atual deles, e em seguida eram questionados sobre quanto tempo eles haviam gasto no Facebook pouco antes da aplicação da pesquisa.
Resultado: quanto mais tempo gasto no Facebook, pior a pontuação do participante.
O segundo experimento utilizou 263 pessoas recrutadas pelo serviço Amazon’s Mechanical Turk. Um terço deles gastaram 20 minutos no Facebook, outro terço deles gastaram 20 minutos navegando na Internet mas evitando todas as redes sociais.
O terço final foi diretamente para a segunda parte do experimento, onde todos os participantes responderam o mesmo questionário que media o seu humor atual.
No final todos respondiam sobre a sensação de participar do estudo, se eles sentiam que era uma ação útil ou relevante.
Novamente, aqueles que estiveram no Facebook apresentaram um humor pior do que os outros dois grupos. Análises posteriores indicaram que a pontuação dos usuários do Facebook era diretamente ligada a sensação de que eles tinham “gasto tempo numa atividade sem significado”.
O último experimento, utilizando 101 usuários ativos do Facebook, pedia diretamente para que eles indicassem o quanto eles acreditavam que visitar a rede os fariam se sentir melhor ou pior, antes de logarem no website. Eles descobriram que a maioria esmagadora assumiu, incorretamente, que o Facebook melhoraria o seu humor.
“Apesar do Facebook ser uma ferramenta excelente para manter contato com conhecidos, existem sérias desvantagens em seu uso frequente, como a sensação de inveja, insatisfação pessoal e piora do humor.”
Ainda não sabemos porque continuamos a voltar para o Facebook acreditando que ele fará nos sentir melhor. No entanto, os pesquisadores especulam que esteja associado a uma forte tendência evolucionária pelo contato social com base na distorção de memórias passadas.
Mas não precisa sair correndo para deletar sua conta no Facebook. Em um conjunto separado de experimentos ainda não publicados, os pesquisadores descobriram que conversar com os amigos ou utilizar a rede social para combinar planos faz com que as pessoas se sintam mais felizes.
Artigo traduzido e adaptado de: HuffingtonPost.com e PSMag.com Fonte: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563214001241E você, como se sente logo depois daquela visitinha no facebook?