cabos-usb

A grande característica visual que difere o USB 3.0 dos padrões anteriores é o azul nos seus conectores.

Vocês se lembram do tempo antes do USB? De quando cada periférico para computador utilizava um formato diferente de entrada, alguns necessitando ainda de abrir o computador para inserir, e muitas vezes você precisava usar a mesma única entrada para diversos aparelhos, tendo que desligar o computador toda vez para fazer a troca?

E quando você não tinha como usar um periférico porque não tinha a entrada certa? O padrão USB (Universal Serial Bus) foi inventado justamente para resolver esse problema, e hoje a instalação de periféricos em computadores pode ser tão simples quanto pluga-lo no computador.

O website WAZ.com.br postou um artigo bem compreensivo sobre o que é o USB e quais as diferenças entre o USB 2.0, padrão mais conhecido e difundido de USB atualmente, e o USB 3.0, que foi lançado em 2009 e é 10x mais rápido que o 2.0 mas ainda não é tão comum quanto o 2.0,

Mas afinal, você sabe se os seus aparelhos 2.0 podem ser usados em entradas 3.0? E se você ainda tiver entradas 2.0, você sabe se pode ligar seus aparelhos com USB 2.0?

Sim, você pode: o padrão USB 3.0 é totalmente retrocompatível com os padrões anteriores, como o 2.0 e até mesmo o 1.1. Um aparelho USB 3.0 ligado com um cabo USB 2.0 ou numa entrada 2.0 funcionará no padrão 2.0. Da mesma forma, aparelhos USB 2.0 ligados com cabos USB 3.0 ou em entradas 3.0 funcionarão como periféricos USB 2.0.

Para ler o artigo original, entre em:

http://waz.com.br/blog/2013/06/19/posso-usar-meu-hd-usb-3-0-em-uma-porta-2-0/