Já faz quase um mês desde que o Yahoo revelou o seu novo logo, tendo uma recepção, digamos, pouco calorosa. Mas você sabe quais foram os conceitos por trás da criação do novo logo?
Marissa Mayer, CEO do Yahoo, publicou em seu Tumblr sua experiência trabalhando junto com a equipe de design de logos na criação do novo logotipo.
Essa noite nós revelamos o novo logo do Yahoo, concluindo nossos 30 dias de mudanças.
Nós não atualizamos nosso logo há 18 anos. A nossa marca, representada pelo nosso logo, tem uma avaliação de cerca de 10 bilhões de dólares, então, apesar de já ser mais do que hora para fazermos algumas mudanças, não é algo que podemos fazer de qualquer jeito.
Pessoalmente, eu adoro marcas, logos, cores, design e, acima de tudo, o Adobe Illustrator. Eu acredito que ele seja um dos mais incríveis pacotes de software já criados. Eu não sou uma profissional, mas eu sei o bastante pra ser perigosa :).
Então, num fim de semana esse verão, eu arregacei as mangas e mergulhei nas trincheiras com nossa equipe de criação de logos: Bob Stohrer, Marc DeBartolomeis, Russ Khaydarov e nosso estagiário Max Ma. Nós passamos a maior parte do Sábado e do Domingo criando o logo do começo ao fim, e nós nos divertimos um bucado pensando em cada detalhe.
Nós sabíamos que nós queríamos um logo que refletisse o Yahoo – extravagante, porém sofisticado. Moderno e novo, com sinais de nossa história. Com um toque humano, pessoal. Com orgulho.
Conforme nós continuamos, outros elementos foram sendo definidos:
- Nós não queríamos linhas retas no logo. Linhas retas não existem na forma humana e são extremamente raras na natureza, então o toque humano no logo é que todas as linhas e formas tenham pelo menos uma leve curva.
- Nós preferimos letras que tivessem traços grossos e finos – demonstrando a natureza subjetiva e editorial daquilo que nós fazemos.
- As serifas eram uma grande parte do nosso logo antigo. Pareceu errado simplesmente descarta-las então nós escolhemos uma fonte sans serif com recortes curvados nos finais das letras.
- Se sentia o canto tirolês do Yahoo com o logo antigo. Nós queríamos preservar isso e também brincar um pouco com as letras OOs.
- Nós queríamos que o logo tivesse uma lógica matemática.
- Nós experimentamos com letras minúsculas e com a primeira letra do logo maiúscula e o resto minúsculo. Mas no final das contas, nós sentimos que o logo ficava mais fácil de ler quando ele estava todo em maiúsculas, principalmente em telas menores.
E então, nós partimos. Aqui está um desenho técnico do que nós fizemos, destacando o que nós achamos legal/matemático:
Nosso último passo foi inclinar o ponto de exclamação em 9 graus, só pra acrescentar um pouco de extravagância.
Antes daquele fim de semana, nós fizemos uma enquete entre nossos funcionários sobre as mudanças no logo que eles gostariam de ver. Interessantemente, 87% de nossos funcionários gostariam de alguma mudança no logo (tanto radical quanto leve). Quanto a atributos específicos, eles queriam:
- Sans serif;
- Letras de tamanho variável;
- Uma baseline variável;
- Um ponto de exclamação inclinado;
- E todo em maiúsculas, já que a maioria de seus logos favoritos eram todos assim;
Apesar de nós não termos cumprido cada pedido, nós fizemos grande parte do que o que as pessoas que nos conhecem mais do que ninguém falaram que combinava com a gente.
A cor e a textura foram fáceis. Nosso roxo é o Pantone Violet C – um pantone que não precisa nem de número nem de apresentações ;) . A textura surgiu com a ideia de dar uma profundidade triangular pro logo – fazendo com que a letra Y apareça no sombreado das extremidades de cada letra.
Ao longo das semanas seguintes, nós trabalhamos nas várias aplicações do logo. Ele funcionou bem. Nós, apesar das pequenas mudanças que nós faremos conforme o tempo passa, estamos muito felizes com o resultado. Esperamos que você também!
Marissa’s Tumblr: http://marissamayr.tumblr.com/post/60336044815/geeking-out-on-the-logo
E você? O que você achou do novo logo do Yahoo?