comparacao-bitmap-vetor

Para quem começou agora a trabalhar com imagens, a diferença entre bitmaps e vetores não é sempre muito óbvia. Esta postagem vai tentar explicar quais são as características principais de cada uma e qual é o formato mais adequado para o que você quer fazer.

As imagens bitmap (ou raster) são armazenadas como uma série de pontos minúsculos chamados pixels. Cada pixel é na verdade um pequeno quadrado que é atribuído uma cor e, em seguida, disposto numa grade para formar imagens. Quando você aumenta o zoom em uma imagem bitmap, você pode ver os pixels individuais que compõem a imagem. Bitmaps podem ser modificados apagando ou mudando as cores de pixels individuais utilizando programas de edição de bitmap como o Adobe Photoshop.

Diferente de bitmaps, imagens vetoriais não são baseadas em padrões de pixels e sim em fórmulas matemáticas para desenhar linhas e curvas que, combinadas, podem ser usadas para criar imagens de objetos geométricos como círculos e polígonos. Imagens vetoriais são editadas pela manipulação das linhas e curvas que compõem a imagem com a utilização de programas como o Adobe Illustrator ou o Corel DRAW.

Imagens vetoriais possuem vantagens importantes em cima de bitmaps. Vetores tendem a ser mais leves que bitmaps, isso porque imagens em bitmap precisam armazenar informações sobre as cores de cada pixel individual que forma a imagem, vetores só precisam armazenar as formulas matemáticas que compões a imagem, o que necessita de menos espaço.

Vetores também são mais escalonáveis que imagens em bitmap. Quando bitmaps são aumentados, você começa a enxergar os pixels individuais que compõem a imagem. Isso é especialmente notável nas bordas da imagem. Existem formas de fazer essas bordas serrilhadas menos notáveis, mas isso costuma resultar numa imagem embaçada. Quando um vetor é aumentado, a imagem é redesenhada usando a formula matemática, o que resulta numa imagem tão suave quanto a original.

Infelizmente, imagens vetoriais não são bem suportadas na internet. Dois dos formatos mais populares de imagens na internet, GIF e JPEG, são formatos bitmap. A maior parte dos vetores devem primeiro ser convertidos em bitmaps (ou rasterizados) antes de poderem ser usados na internet. Uma exceção é o formato SWF utilizado para a criação de animações em Flash.

Bitmaps são a melhor escolha para imagens que precisam ter uma ampla variedade de gradações de cor, como fotografias. Vetores, por outro lado, são melhores para imagens compostas por algumas regiões de cor sólida, como logotipos e texto.

Traduzido e adaptado de Tech-Ease.